O caldo de Feijão Mineiro Divino Caldo Brasil está cadastrado na Vitrine da Agricultura Familiar.
Caldo de Feijão Mineiro
BASE: Feijão
Benefícios do feijão
As propriedades nutritivas do feijão fizeram o Ministério da Saúde incluí-lo no Guia Alimentar Brasileiro, que orienta a ingestão de arroz e feijão todos os dias, na proporção de uma porção de feijão para três de arroz.
O consumo diário desses dois alimentos previne uma série de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e até prisão de ventre.
- As vitaminas do complexo B presentes no feijão ajudam a evitar a fadiga, distúrbios neurológicos e alterações no humor.
- As grandes quantidades de ferro também previnem a anemia ferropriva (tipo de anemia causada por deficiência de ferro). E quando combinado a alimentos ricos em vitamina C, o organismo absorve ainda mais o mineral.
- O potássio também contribui para a saúde do coração, o relaxamento muscular e evita cãibras causadas pelas atividades físicas.
- O alto teor de fibras também colabora para um melhor funcionamento do sistema digestivo, reduzindo as chances de prisão de ventre e melhorando o trânsito intestinal.
- As fibras também auxiliam no controle dos picos de açúcar no sangue, o que ajuda a manter as taxas de glicose equilibradas e previne a diabetes.
- Outro benefício das fibras presentes no feijão é que elas aumentam a sensação de saciedade, o que é excelente para quem quer emagrecer.
De todo modo, o feijão em si é um alimento bem pouco calórico. Uma concha de feijão, por exemplo, contém apenas 95 calorias.
Por fim, a quantidade de flúor presente no feijão também ajuda na prevenção de cáries dentárias.
Nutritivo e fácil de manusear na cozinha, o feijão é um alimento que pode ser consumido de diversas formas: com arroz, em farofas, saladas, como caldinho ou na tradicional feijoada, os pratos que levam o feijão são saborosos e ricos em substâncias importantíssimas para o corpo.
Existem aproximadamente 14 variedades de feijão, muitas delas estão presentes na mesa do brasileiro, que adotou a leguminosa como uma de suas comidas mais tradicionais. Estima-se que cada brasileiro consume quase 13 quilos de feijão por ano.
O caldo pode ser amplamente utilizado por pessoas que querem evitar o consumo do glúten, e para quem possui doença celíaca.